O que procura?

P

Cuidados
Continuados

A Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI), é um modelo organizacional desenvolvido em parceria pelos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, formada por instituições públicas e privadas com objetivo de assegurar cuidados de saúde e apoio social de forma integrada a pessoas com dependência, independentemente da idade.

É neste âmbito que a Ordem da Trindade integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados com uma Unidade com capacidade para 74 utentes.

A admissão destes utentes nesta unidade, independentemente da tipologia só será possível através de referenciação pelo médico de família à Equipa Coordenadora Local (ECL) e/ou pelas Equipas de Gestão de Alta dos Hospitais (EGA) em coordenação com a Equipa Regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (ECR).

O que fazemos?

Unidade de Longa Duração e Manutenção

A Unidade de Longa Duração e Manutenção, com capacidade para 19 utentes destina-se as pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para ser cuidadas no domicílio. Prevê-se a necessidade de internamento superior a 90 dias, com apoio de uma equipa interdisciplinar especializada.

São critérios de referenciação para esta tipologia utentes que:
• não requeiram cuidados médicos e de enfermagem permanentes;
• por patologia aguda e/ou crónica estabilizada, necessitem de cuidados de saúde e apresentem perda de autonomia nas atividades da vida diária:
• apresentem dificuldades de apoio familiar ou cujo cuidador principal tenha necessidade de descanso, podendo a duração do(s) respetivo(s) internamento(s) ser de duração inferior a 90 dias (habitualmente períodos de 30 dias), com o limite anual de 90 dias;
• sejam portadores de patologia crónica de evolução lenta, com previsão de escassa melhoria clínica e funcional;
• a quem foi diagnosticado as seguintes síndromes: depressão, confusão, desnutrição / problemas na deglutição, deterioração sensorial ou compromisso da eficiência e/ou segurança da locomoção.

Unidade de Média Duração e Reabilitação

A Unidade de Média Duração e Reabilitação, com capacidade para 26 utentes destina-se a pessoas com perda de autonomia potencialmente recuperável por um período compreendido entre 30 e 90 dias e que requeiram cuidados de saúde que, pela sua frequência, duração ou ausência de apoio social por parte dos cuidadores e/ou equipas de cuidados continuados integrados no domicílio (ECCI), não possam ser prestados no domicílio.

Considera-se critério de referenciação específico para admissão nesta tipologia, a situação de dependência que, na sequência de uma doença aguda ou agravamento de doença crónica, com necessidade de:
• cuidados médicos diários, de enfermagem permanentes;
• Reabilitação funcional;

Unidade de Convalescença

A Unidade de Convalescença, com capacidade para 29 utentes que tem como objetivo a reabilitação e a reintegração de pessoas que devido a um episódio de doença aguda tenham perdido transitoriamente a sua autonomia, mantendo um potencial de reabilitação para promoção da autonomia num período não superior a 30 dias.

A participação do/a utente, pessoa cuidadora e familiares é fundamental ao longo do internamento. A adesão ao treino dos cuidados diretos e às atividades de vida diária AVD é fundamental para a adaptação e capacitação à atual condição de vida.
A participação do/a utente, pessoa cuidadora e familiares é fundamental ao longo do internamento. A adesão ao treino dos cuidados diretos e às atividades de vida diária AVD é fundamental para a adaptação e capacitação à atual condição de vida.

Considera-se critério de referenciação específico para admissão nesta tipologia:
• cuidados médicos diários, de enfermagem permanentes;
• reabilitação funcional intensiva;

Agendar visitas







    Cuidados
    Domiciliários

    Os Cuidados Domiciliários da Ordem da Trindade são a resposta às transformações do mercado da saúde, trazendo uma medicina personalizada, apoiada na tecnologia, com a prestação de cuidados de saúde na casa de cada um.

    Saber mais C