O que procura?

P

História

Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade

A Ordem da Trindade é uma IPSS com uma história que se confunde com a da cidade do Porto desde o século XVIII. A instituição foi fundada a 14 de Maio de 1755. Com um património histórico, artístico, cultural, religioso e assistencial sem paralelo, a Ordem da Trindade realiza ações de serviço e responsabilidade social com um papel ativo no apoio aos mais idosos, promovendo o debate na comunidade sobre como todos podemos contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Para estas ações conta com um conjunto de Irmãos diretamente vinculados às suas atividades.

Em 2020, no ano em que celebrou 265 anos, a Ordem da Trindade iniciou um importante projeto de reabilitação das suas infraestruturas, nomeadamente com a reestruturação do hospital, a ampliação das Unidades de Cuidados Continuados e a criação das condições para um novo espaço museológico que irá expor de uma forma dinâmica e desafiante o espólio e a história da Ordem da Trindade.

Classificação da Igreja da Trindade como monumento de interesse público

Cronologia
1198

Criação da Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade, instituição antecessora da Ordem da Trindade.

1755

Criação, por decreto papal, da Ordem da Trindade, com fins de natureza assistencial e de solidariedade social.

1803 – 1892

Início das obras de construção do Hospital da Trindade destinado a acolher os Irmãos carenciados. Foi inaugurada em 1952.

1824

Criação da Farmácia da Ordem da Trindade.

1970

Inauguração da Ala Norte do Hospital da Trindade com a presença do então Presidente da República Almirante Américo Tomás e o bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes.

2008

Dá-se início à reestruturação do Bloco Operatório, reformulação da Central de Esterilização e ampliação da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos.

2014

Abertura da unidade de cuidados continuados de longa duração e manutenção.

2016

Abertura da unidade de cuidados continuados de média duração e recuperação.

2020

Celebração dos 265 anos da instituição.

2021

Abertura da unidade de cuidados continuados de convalescença.

Princípios Fundamentais

Propósito

O que nos inspira e motiva?

O propósito da Ordem da Trindade é ser “uma irmandade para a vida” – de uma relação duradoura de confiança, de integridade, de competência, de lealdade e de abertura à inovação com os irmãos, com os seus clientes/utentes e com a sociedade em geral, de modo a melhorar a vida das pessoas com as quais a Ordem da Trindade se relaciona.

Visão

O que queremos ser?

A nossa visão é ser a instituição de referência do norte do país, na oferta assistencial (cuidados clínicos e apoio social) quer em regime de internamento quer em regime domiciliário e através de meios digitais, com respostas e soluções integradas no apoio à globalidade dos segmentos da população.

Missão

Porque existimos?

A Ordem da Trindade, enquanto “uma irmandade para a vida”, tem como missão oferecer aos seus clientes, beneficiários e Irmãos, soluções integradas e inovadoras na prestação de serviços de saúde e de apoio social humanizados em internamento e através de cuidados domiciliários, pautados pela excelência e diferenciação técnica e por elevados níveis de qualidade e ética profissional, assegurando a melhoria das condições e da qualidade de vida da comunidade em geral. Tem ainda como missão, promover o culto religioso e preservar o seu património cultural material e imaterial, como investimento no e recuperação do seu legado histórico.

Valores

Foco na qualidade dos serviços e no cliente

Focalização na pessoa do cliente/utente, através de cuidados especializados, personalizados e centrados na individualidade de cada cliente/utente. Nós construímos com cada um deles relações de confiança e de partilha, tanto pela compreensão das suas necessidades, como pela preocupação em cuidá-los e servi-los cada vez melhor.Excelência do desempenho, pela obrigação de melhoria contínua; e pela qualidade, como exigência desse desempenho, tendo em conta o estado da arte face à evolução técnico-científica.

Desenvolvimento, qualidade e satisfação dos nossos profissionais

Desenvolvimento da equipa e de cada integrante da equipa da Ordem da Trindade através de processos exigentes de recrutamento, da melhor alocação do talento e das capacidades individuais aos desafios da instituição, da retenção e compensação dos melhores profissionais.

Avaliar o desempenho e o potencial e possibilitar caminhos de desenvolvimento individual através de formação e do desenvolvimento de planos de carreira.

Desenvolver e implementar formas de enriquecer e dar mais significado ao contributo das pessoas, nomeadamente através de adequadas condições de trabalho e do envolvimento em ações com impacto na sociedade.

Ética irrepreensível

Integridade moral e ética, pela completa dedicação ao serviço do cliente/utente e no respeito pela vida e pelo princípio universal da dignidade intrínseca de cada pessoa humana; reconhecendo, a todos, os seus valores individuais e culturais e cuidando de cada um independentemente do nível de instrução, género, posição social ou qualquer outro fator potencialmente discriminatório.

Responsabilidade social

Responsabilidade social, pelo respeito pelos valores humanos, sociais e ambientais, através da contribuição para o pleno exercício da cidadania, incorporando de modo voluntário um conjunto de práticas e ações do seu interesse e da comunidade em que está inserida.

Últimas Notícias

N
Igreja da Trindade
Instituição
17/11/2022

Convocatória para Assembleia Geral Eleitoral de 2022

Convidamos todos os Irmãos da Celestial Ordem Terceira da SS.(…)

Ler mais
Igreja da Trindade
Instituição
11/11/2022

Convocatória para Assembleia Geral Novembro de 2022

Convidamos todos os Irmãos da Celestial Ordem Terceira da SS.(…)

Ler mais
Saúde
03/02/2022

Ordem da Trindade abre nova unidade de 3,5 milhões no Porto

Fundada há 266 anos e liderada por Francisco Miranda Duarte, a Instituição Privada de Solidariedade (…)

Ler mais
Cultura
03/02/2022

Igreja da Ordem da Trindade classificada monumento de interesse público

A Igreja da Ordem da Trindade, localizada junto à Câmara Municipal do Porto, no centro da cidade, (…)

Ler mais
Saúde
15/04/2020

Ordem da Trindade cria sistema especial de apoio para os seus profissionais de saúde

Testes sistemáticos a utentes e profissionais de saúde e horários rotativos foram algumas medidas (…)

Ler mais