Testes sistemáticos a utentes e profissionais de saúde e horários rotativos foram algumas medidas implementadas pela instituição para assegurar a proteção de todos.
A Ordem da Trindade, instituição privada de solidariedade social, sem fins lucrativos, com um papel ativo nos cuidados continuados e com uma estrutura residencial de apoio aos mais idosos, implementou um sistema especial de apoio para os seus profissionais de saúde, que vigorará nos meses de abril, maio e junho.
“Queremos garantir, acima de tudo, que estamos a cuidar de quem cuida: sem a segurança, a motivação e o envolvimento de todos os trabalhadores da Ordem, não podemos prestar bons cuidados nem garantir a segurança dos utentes,” diz Francisco Miranda Duarte, Diretor Geral da Ordem da Trindade. “A Ordem da Trindade está, como todo o Mundo, numa batalha para salvar vidas e para não deixar que os mais idosos e dependentes sejam alvos de uma doença como esta, de elevada letalidade. Na Ordem da Trindade sentimos essa missão como um dever ético e moral e queremos o mais possível ser merecedores – sozinhos ou em parceria – da confiança da comunidade para continuar a desenvolver projetos sociais que sirvam os que mais necessitam,” conclui.
O plano de contingência implementado foi a resposta da Ordem da Trindade à pandemia que assola Portugal e o resto da Europa, e que tem permitido uma proteção exemplar continuada de utentes e colaboradores. Desde logo, foram suspensas todas as visitas aos utentes e foi restrita a circulação nos serviços, sendo ainda desenvolvidos novos horários rotativos (em espelho) que asseguram o menor número de contactos possíveis entre os profissionais. Foi ainda reforçado o stock de fármacos e dispositivos médicos, para valores correspondentes ao triplo dos stocks normais e redobrada a higienização dos espaços.
Uma das medidas mais importantes implementadas foi a obrigatoriedade de testes sistemáticos para os recursos humanos e para os utentes, que têm sido sujeitos a uma avaliação rotineira da temperatura, com recurso a termómetros infravermelhos, sem necessidade de contacto, bem como avaliação de sintomas como tosse ou dificuldade respiratória.
Últimas Notícias
Convite aos Irmãos da COTST – Tomada de Posse 5 de Janeiro de 2023
Convidamos todos os Irmãos da Celestial Ordem Terceira da SS.(…)
Ler mais
Convocatória para Assembleia Geral Novembro de 2022
Convidamos todos os Irmãos da Celestial Ordem Terceira da SS.(…)
Ler mais
Ordem da Trindade abre nova unidade de 3,5 milhões no Porto
Fundada há 266 anos e liderada por Francisco Miranda Duarte, a Instituição Privada de Solidariedade (…)
Ler mais
Igreja da Ordem da Trindade classificada monumento de interesse público
A Igreja da Ordem da Trindade, localizada junto à Câmara Municipal do Porto, no centro da cidade, (…)
Ler maisRelatório de Gestão e Demonstrações Financeiras – Exercício 2020
Documento para download
Ler mais
Ordem da Trindade cria sistema especial de apoio para os seus profissionais de saúde
Testes sistemáticos a utentes e profissionais de saúde e horários rotativos foram algumas medidas (…)
Ler mais